Raid Ushuaia 2012

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fim do Mundo

Ushuaia é a cidade mais austral do mundo – também conhecida como o “Fim do Mundo” – tem pouco mais de cem anos e já possui uma história riquíssima. Em Ushuaia, se encontra um entorno paisagístico espetacular, contornado por bosques, montanhas, rios e lagos. Ushuaia está localizada na Ilha da Terra do Fogo, Argentina. http://www.ushuaia.inf.br/

EL CALAFATE

Glaciar Perito Moreno
El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina próxima a fronteira com o Chile. O clima é frio, com média anual de sete graus, temperaturas máximas por volta de treze graus e minímas de dez abaixo de zero. A maior atração aqui é o Parque Nacional dos Glaciares, patrimônio da humanidade onde vamos visitar o glaciar Perito Moreno.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Logo Da Viagem

Amigos, estamos agora a menos de 60 dias da nossa partida, agora já temos o Logo da nossa viagem. Não deve sofrer grandes alterações. O objetivo é colar este, em forma de adesivo, ao longo da viagem, em pontos estratégicos por onde passaremos. Contamos mais uma vez com o apoio do nosso amigo Franklin, mago das editorações gráficas, para esta magnífica elaboração. Este logo também será usado para as camisetas da viagem. Até início de dezembro já devemos estar com tudo pronto e só esperando a partida. A ansiedade sempre é grande nos últimos dias que antecedem a saída, mas é uma ansiedade boa. Logo estaremos colocando o roteiro previsto da viagem. A compania de todos será muito importante nessa aventura. ;)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Roteiro da Viagem

O nosso roteiro original já sofreu várias alterações. Amigos que já viajaram pela Patagônia nos deram algumas sugestões e que agregamos ao projeto: como o Betão e o Paulo Cesar, o Hector, amigo do Renato, entre outros experientes motociclistas.

Entendemos que já estamos praticamente fechados quanto as cidades que ficaremos. Estas cidades podem ser identificadas no seguinte Link: Expedição Ushuaia

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

1° Dia de Viagem - Floripa a Santana do Livramento

26/12/2011

Confrorme combinado, nos encontramos as 5 da manhã no posto shell da expessa. Reunido a galera fomos até o posto galo do Shoping Itagaçú pois era um dos únicos aberto naquela hora. Tivemos o privilégio de receber boa viagem pessoalmente da namorada do Edson, a Liane. Tanques cheios seguimos viagem. Saímos em 7 motos pois fomos acompanhados pelo Titi até Porto Alegre, que agora está com uma F800GS zerinho. Parabéns pela motoca!!!!. A viagem foi tranquila, tirando uma pane seca na moto do Luiz, devido ao consumo elevado naquele trecho. A salvação do Luiz foi que o Nicolau ofereceu sua mangueira e também a gasolina. A única condição era que o Luiz tinha que dar uma chupadinha...rssss e assim ele conseguiu chegar no próximo posto onde eu, Renato, e o Edson estavamos esperando, pois estavamos um pouco adiantados e não percebemos o problema. Chegando em Santana do Livramento fomos recebidos pelo BR Cojack que prontamente nos auxiliou na busca de um lugar pra dormir, inclusive nos acompanhando até o Hotel. Além disso, agilizou as cartas verdes pro Edson, Henrique e Nicolau. Tudo certo no hotel, fomos adiantar os carimbos nos passaportes da aduana Uruguaia e pra variar o Henrique esqueceu o passaporte no Hotel. Voltamos ao Hotel para descarregar a tralha, tomar um banho e sair para comer algo. Agora estamos em um bar chamado El Borrego, tomando uma PATRICIA, cerveja Uruguaia de primeira qualidade. É isso, amanhã saímos cedo para vencer mais 900 km até AZUL na Argentina, onde vamos conhecer o Jorge em La Posta Del Viajero en Moto. Valeu pessoal por nos acompanharem.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

2° dia de viagem - Santana do Livramento a Azul ARG

La Posta del Viageiro em Moto

Este de Camisa Azul é o Guilhermo

Casal de Curitiba
27/12/2011

Amigos, estamos postando o Segundo dia hoje porque chegamos tarde e estávamos muito cansados, devido ao ocorrido. Acordamos umas 5:30 pra arrumar as bagagens na moto e tomar um café, antecipadamente agendado com o dono do hotel. O Edson comprou pão pie nesse horário não teria. Saímos do hotel e fomos carimbar o passaporte do Henrique, que havia esquecido no dia anterior. Seguimos para Paysandu. Passamos pela Aduana Uruguaya e pasmem, o cara simplesmente perguntou: Todos carimbaram o passaporte e tem carta verde? Todos dissemos sim e passamos batidos. Fica ai o alerta, qualquer um rouba um carro ou uma moto no Brasil e entra ali sem qualquer problema, sem ao menos ter que mostrar qualquer documento. Impressionante.
Seguindo viagem, paramos em Tacuarembó e paramos para abastecer pois não teríamos mais posto até Paysandu onde faríamos a saída para a Argentina. Alguns kilômetros depois do abastecimento tem um trecho em asfaltamento e recém os trabalhadores haviam colocado britas e estavam bem soltas. O Edson e o Henrique passaram primeiro e depois o Nico e o Luiz. O Luiz perdeu o controle da moto, pegou a brita solta na beira da estrada e capotou com a moto. Eu que vinha logo atraz só vi uma poeira e o Nico também tombando, pois ele se assustou quando o Luiz passou desgovernado por ele e também perdeu o controle da moto. Fiquei assustado no momento e também tive dificuldade em parar a moto pois queria parar rapidamente para socorrer o Nico pois eu não tinha visto o ocorrido com o Luiz, o Carlos que vinha mais atrás também teve dificulade de parar. Só quando cheguei perto do Nico que vi o Luiz na lateral da estrada já se levantando. O Nico ficou deitado e um casal, que a esposa era médica, já estavam nos ajudando. Foi muito ruim ver tudo isso. Por vários motivos, incluindo os trabalhadores que liberaram a estrada daquele jeito sem antes compactar as britas. Graças a Deus, todos estavam bem. O Luiz só começou a sentir as dores depois que esfriou. O Nico caiu de ombro e teve problemas na clavícula. Teve outro casal que nos ajudou muito pois ligaram para o hospital na cidade onde havíamos abastecido e deixaram tudo encaminhado pois a nora deles era enfermeira lá e conheciam também a enfermeira chefe. Foram nossos anjos da guarda. Isso sempre acontece. Quando menos esperamos recebemos ajuda de todo lado. Ficamos ali até tudo de acalmar e reunimos o pessoal para decidirmos a viagem. Então eu e o Carlos seguimos para Azul e o Edson e Henrique ficaram para agilizar o necessário com o Nico e o Luiz. Soube que tiveram uma ajuda muito importante do BR Cojack. Nesses momento é que sabemos o quanto vale este círculo que formamos.
Seguimos, eu e o Carlos para Paysandu, fizemos a Aduana, que são juntas, Uruguaya e Argentina. Conhecemos um casal muito legal de Curitiba, o Bassetto e a Nany. Tiramos foto com eles. Seguimos até pegar a 14, famosa ruta dos “POLICIAIS” corruptos. Fomos logo parados assim que entramos na 14. Disseram que tínhamos excedido a velocidade e que tínhamos que pagar ali 350 pesos e não podiam nos dar nenhum comprovante. Ai o tempo fechou. Reclamei que isso sempre acontece com os Brasileiros que passam ali, que já havíamos reclamado sobre isso com o governo Argentino e bla bla bla. Que não tínhamos dinheiro, somente cartão e que poderíamos levar a multa para pagar no banco. Por fim, pegamos as coisas na moto e fui dar a chave para o policial dizendo que ia pegar uma carona pra ir até o consulado resolver o problema e que eles ficariam responsáveis pelas motos. Não deu outra, voltaram atrás e disseram: podem seguir viagem, antes anotaram os dados da moto e da CNH e liberaram a gente. Seguimos viagem, paramos para comer e abastecer e conhecemos mais uma figura muito gente fina, o Guilhermo (www.estambulenmoto.blogspot.com/ e www.moscuenmoto.blogspot.com) um argentino que já viajou pelo Brasil e tem ido viajar pela Europa também, mostrou fotos etc. Tínhamos pedido um lanche no posto, quando fomos pagar disseram que já estava pago pelo Guilhermo, muito gente boa. Daí seguimos para Azul e já estamos “azul” de cansaço kkk. Chegamos e fomos achar um hotel, conseguimos um até bonzinho e quando fomos sair pela manhã, conhecemos outro camarada chamado Fito, que nos indicou uma agência de turismo de um amigo no Ushuaia que poderá ser útil para encontrarmos hotel e outras coisas que necessitarmos, como passeios, etc... Saindo de Azul tentamos novamente conhecer o Jorge, de lá posta Del viajero em moto mas ele já tinha saído para trabalhar e então conhecemos o Carlos de BH que está com uma XRE300 também indo para o Ushuaia. Deixamos um adesivo com ele e seguimos pra Rio Colorado.

3° dia de viagem - Azul a Rio Colorado

28/11/2011
Saímos de Azul, onde ficamos no Hotel Los Tilos, e fomos abastercer em um posto YPF. Incrível como essa gasolina rendeu, tanto na minha DL1000 como na 650 do Carlos. Um parâmetro que sempre temos nas motos é quanto ela roda antes de apagar o primeiro ponto do marcador de combustível . A minha rodou incríveis 128,5 km e a do Carlos 178 km, antes de apagar o primeiro ponto. Normalmente a 1000 apaga antes dos 90 km e a 650 antes dos 155 km. Fica ai os recordes pra quem quiser bater. Pegamos a ruta 3, batemos a foto na famosa placa que indica Ushuaia a 2859 km e seguimos até Baia Blanca para pegarmos a 22 até Rio Colorado. Fui acompanhando a temperatura e acreditem, chegou a 40 graus, quase insuportável dentro da roupa. Não podia nem abrir a viseira de tão quente que era o vento. Isso acabou gerando muitas paradas e perdemos mais de duas horas com isso. Já na ruta 22, paramos num posto de vigilância sanitária onde pediram pra abrir as malas pra saber se não tinha produtos de origem animal ou vegetal. Tudo certo e quando íamos seguir viagem, vimos um casal logo atrás do posto com uma kawasaki antiga e fui logo falar com eles. Disseram que estavam vindo de Buenos Aires e iriam para um lugar a uns 200 km dali, porém a moto estava afogada e estavam esperando alguém do posto com boa vontade para ajudar. Foi então que saltei da moto, chamei o Carlos e disse que ajudaríamos. Demos uma boa empurrada e a moto pegou. Ficaram felizes da vida. Dei um adesivo da nossa viagem pra eles e seguimos juntos até um certo ponto que aceleramos mais e eles foram ficando pra trás. Esse é o espírito do motociclismo, ajudar sem esperar nada em troca. Chegamos em Rio Colorado e na procura por de um lugar pra ficar, ficamos no Hotel Ancona, onde uma senhora muito gentil de nome Ivone, nos atendeu muitíssimo bem. Amanhã seguimos para Puerto Madryn.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

4° dia de viagem - Rio Colorado a Puerto Madryn

29/12/2011

Saímos de Rio Colorado 7h, hora local, como o café da manhã sairia mais tarde resolvemos tocar e comer algo na estrada rodamos uns 230 km e paramos para abastecer em um posto da Shell e aproveitamos para comer algo. Bom como a gasolina do outro dia rendeu muito essa que colocamos não redeu nada, pois a quilometragem para baixar um risco no marcador da 650 caiu para 123 e da 1000 também teve um consumo alto e tivemos que parar para usar a gasolina reserva para podermos chegar a Puerto Madryn.Procuramos um hotel ficamos no Fantilli,  bom preço e bom quarto. Demos um passeio pela orla, cidade muito bonita com um clima bem agradável, Madrym é um balneário como Balneário Camboriú no Brasil, só que menor.
Cada vez mais temos mais horas com sol que noite por aqui o sol esta se pondo umas 9h da noite aqui, 10 h no Brasil e pela manhã antes das 6h já esta alto. Bom amanhã vamos sair cedo para Puerto Deseado onde vamos passar o Reveillon.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

5° dia de viagem - Puerto Madryn a Puerto Deseado

30/12/2011
Hoje conhecemos um pessoal de Brusque que está voltando do Ushuaia. Ficaram hospedados no mesmo hotel que ficamos em Madryn, Hotel Fantilli. São eles: Jorge, o Daniel e a Thais. Foram com uma DL650 e uma "Rally"Davidson, rsss. Pro cara ir com uma dessa no rípio, só assim mesmo. Nos deram boas dicas para nossa estadia lá no Ushuaia.
Saímos o mais "temprano" possível de Madryn. Não tivemos problema com combustível, mas acho que alguns postos aqui adulteram a gasolina pois umas rendem bastante e outras mal chegam a 200 km e já estão quase na reserva. Abastecendo a cada 200 km é tranquilo. O GPS ajuda muito pois no mapa tem todos os postos e fica fácil saber onde será o próximo abastecimento e normalmente onde tem um posto, tem outros postos próximos a ele. Passamos por Comodoro Rivadavia e Caleta Oliva, cidade que ficam a beira do mar. Apesar do vento muito forte que nos fazia andar a menos de 100km/h e bem inclinados, pudemos curtir belíssimas paissagens. Uma boa parte deste trecho seguimos costeando o oceano. Conhecemos também o Eduardo, um caminhoneiro que nos deu a dica de não seguir a rodovia padrão de rípio para o Ushuaia, e sim outra que o rípio está melhor e tem poucos caminhões. O casal de Curitiba aconselhou ficar em Cerro Sombrero e sair o mais cedo possível pra evitar o vento que dificulta a pilotagem no rípio. Bom, por enquanto é isso. Já sentimos um pouco o efeito deste vendo neste trecho. Queremos agradecer a compania e os comentários de todos. É muito bom saber que estamos sempre acompanhados. Nem faz uma semana e já sentimos saudades de tudo ai, até dos meus cachorros, o Tedd e o Marley ;) . Isso nos dá força pra vencer todo cansaço e curtir a viagem. Amanhã vamos fazer um passeio com a Expedição Darwin, se tudo der certo, pois precisa de uma certa quantidade de pessoas para sair o passeio. Por hoje é isso, amanhã tem mais.

domingo, 1 de janeiro de 2012

6° dia de viagem - Puerto Deseado

31/12/2011
Hoje foi dia de descansar e passear. Dormimos um pouco mais, pois ontem estávamos muito cansados. Pela manhã demos uma volta pela cidade e sua atividade principal é a pesca de lagostas e polvo. Possui uma bela baía de água verde esmeralda muito bonito, poucas pessoas nas ruas e um friozinho de 17 graus. Para quem chegou ontem aqui com quase 40 graus esse friozinho foi bem-vindo. Saímos de moto apenas de bermuda e camiseta hehe. Tentamos ver um lugar para lavar as motos, mas pagar 50 pesos para amanhã sujar tudo novamente não valia apena. Voltamos para o hotel e comemos um bife de frango a milanesa muito bem servido. 1 para os dois chegava, mas como não sabíamos o tamanho do prato pedimos 2, nem preciso dizer que depois deu aquele sono!! A tarde fomos fazer o passeio de barco da Expedição Darvin (http://www.darwin-expeditions.com/), queríamos fazer o passeio para ver o pingüim de penacho dourado, pois aqui é o único lugar onde da para ver esse pingüim com um acesso relativamente fácil, mas seria uma programação para o dia todo, mais de 7h e necessitava de pelo menos 7 pessoas para fazer o passeio. Como não tinha tanta gente, não teria o passeio, daí optamos por fazer o EcoSafari que é um passeio mais curto e metade do preço mas que também necessitava de 4 pessoas para sair. Quando chegamos no local era somente nós dois, mas o proprietário disse que ia abrir uma exceção e fazer o passeio somente conosco. Aliás, queremos deixar uma agradecimento especial ao pessoal da Expedição Darwin que nos tratou muito bem: o Ricardo, Chavier, Magali e sua irmã. Então fomos para o passeio: o vento muito forte e com isso o frio, a água estava a 12 graus. Fomos ver os Dolphins, uma espécie de golfinho parecido com uma orca pequena; depois fomos a um paredão de pedra onde ficam aves nativas, chegamos até onde ficam os Leões Marinhos, uma enorme pedra onde eles ficam tomando sol. Chegamos com o barco bem perto e encostamos o barco na pedra. Achamos que o bicho ia pular no barco hehe, muito bonito, e para não ficar sem ver pingüim, fomos até o local onde ficam os Pingüins de Magalhães. Batemos várias fotos, comemos um lanche levado pelo Ricardo e na volta os golfinhos vieram fazer companhia bem perto do barco, tão perto que quase dava para tocar neles, então fizemos a viagem de volta. Batemos fotos com o pessoal e voltamos para abastecer as motos, lavar as correntes e lubrificar. A cidade não tem uma programação especial para ano novo, tipo queima de fogos etc, mas parece que após a meia noite vai ter algumas festas, mas já vamos estar dormindo, pois vamos sair cedo amanhã, então o ano novo vai ser no hotel mesmo (mas o restaurante/cafeteria já está fechado então vamos dormir mais cedo). Amanhã devemos aportar em Rio Gallegos a uns 650km daqui, até lá.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

7° dia de viagem - Puerto Deseado/ARG a Cerro Sombrero/CHI

Bom, levantamos cedo como de costume e rodamos uns 140km, com uma temperatura boa para pilotar - o calor ficou para trás - para voltar a ruta 3 e chegar ao posto para abastecer em Fitz Roy.  Chegando no posto o mesmo estava fechado. Um funcionário que mora no posto nos informou que só abria as 8h e ficamos cozinhando galo 1h aproximadamente. Quanto estávamos  quase pensando em sair e usar a gasolina reserva, finalmente alguém veio abrir o posto então, abastecemos e pegamos a estrada. O vento já ficou bem forte em alguns trechos e não tivemos problemas de falta de gasolina, mas todos os postos quase sempre tinham alguns carros e apenas um frentista atendendo em 2 ou 3 bombas, por maior que fosse o posto, só tinha um!! O rendimento das motos ficou variando bastante, com diferenças de 50 km entre um abastecimento e outro, um pouco por causa do vento e o resto porque, com certeza, tem muita gasolina batizada, mas faz parte. Chegamos na aduana Argentina/Chilena e ficamos mais de 1h para fazer os tramites. Fomos muito bem atendidos apesar da demora, seguimos viagem e o vento começou a aumentar com algumas rajadas bem fortes, por todo o caminho desde a Argentina. Encontramos pela beira da estrada Guanacos (eu acho), são parecidos com lhama, o que aumentava o perigo do bicho se enfiar na frente da moto, sempre ficávamos atentos pois eles ficavam bem perto da estrada. Tocamos direto até a balsa para atravessar o Estreito de Magalhães e quando chegamos tinha pouca fila e a balsa já estava encostando. Tivemos que ficar o quase o tempo todo de olho nas motos porque estava ventando e o balanço parecia que ia derrubar a moto. A travessia foi rápida, em pouco tempo estávamos do outro lado já na Terra do Fogo, não vimos fogo nenhum hehe, aliás estava bem friozinho. Seguimos viagem com ventos bem fortes, quando viramos em direção a Cerro Sombrero o vento ficou nas costas o que fazia a moto andar sozinha, quase nem precisava acelerar de tão forte que estava. Chegamos na cidade meia deserta e bem pequena, ninguém nas ruas pois hoje também é domingo e dia 1. Posto fechado e restaurante também, logo na entrada na esquerda tem o hotel, muito bom, vale dizer que no geral apesar do resto do lugar esse foi o melhor hotel  que ficamos até agora, cama muito boa, ótimo chuveiro em um banheiro com tamanho de banheiro, não como na Argentina que os banheiros parecem terem sido usados como armários em alguma outra época kkk. Compramos alguma coisa para comer em uma pequena venda e voltamos para o hotel . Amanhã seguimos viagem por rípio até o Usuaia. Até mais!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

8° dia de viagem - Cerro Sombrero/CHI a USHUAIA!!!!!

Hoje, 02/01/2012, foi o nosso dia triunfal. Como programado chegamos ao FIM DO MUNDO, o último lugar, mais ao sul, habitado do planeta.
Saímos um pouco tarde de Cerro Sombrero, onde fomos muito bem atendidos, ótimo café, ótima cama e tem até posto de gasolina...rsss. Chegamos na Aduana para sair do Chile e já pegamos uma fila enorme, pois tinha muita gente saindo do Ushuaia. Fui averiguar e percebi que tinha uma fila pequena onde atendiam caminhões e “motos”. É claro que mudamos de fila. Acabamos perdendo uma hora na aduana Chilena. Conhecemos dois camaradas de Erechim RS que estavam com duas varadeiro. Saindo para a aduana Argentina, veio um carro preto em nossa direção e o motorista gritando na janela... quase pulando na nossa frente.... Bom, encontrar um Brasileiro aqui é legal, de Florianópolis muito mais... agora, encontrar o Joel (Bigode) na estrada de rípio voltando do Ushuaia, não tem preço. Muito, muito legal e emocionante. Senti o zoinho dele brilhando (quase revirando) quando viu as duas VStrom. Tenho certeza que ele queria estar ali com a gente de moto, acelerando naquele rípio. Tiramos várias fotos e fizemos filmagem. Em especial coloco nesta postagem uma foto que demonstra o carinho que temos por esse camarada.
Seguindo viagem, fizemos a aduana Argentina e fomos rumo ao Ushuaia, faltando mais uns 200 km. Muitos tem curiosidade sobre o rípio e do vento lateral que faz, às vezes, a gente andar inclinado. Bom, o rípio aqui não passa de uma estrada de terra com umas pedrinhas na sua maioria bem compactada. Ajustando a suspensão e baixando um pouco a calibragem dos pneus, se anda tranquilamente a 80 km por horas e praticamente sem ficar de pé na moto. Os ventos às vezes um pouco fortes, mas totalmente controlável na pilotagem.
Seguindo rumo ao Ushuaia, uns 50 km antes de chegar, a paisagem muda totalmente. É uma coisa mágica. Imaginem as montanhas com picos gelados, vales com rios e lagos, uns pinheiros lindos... coisa de cinema. Um clima muito romântico e acho que por isso muitos casais, apesar das dificuldades de uma viagem de moto, o que torna a vitória da chegada muito mais emocionante, vem pra cá. Acho que muitos fazem disso uma forma de renovar seus votos de amor.

Estamos felizes e realizados. Viajar de moto faz com que você conheça cada metro do caminho. Para quem sabe o que é isso não precisamos explicar e para quem não sabe, não tem explicação.
Amanhã faremos umas manutenções nas motos, um reconhecimento geral na cidade e visitaremos o parque nacional onde encontraremos a placa do final da Ruta 3 que começa em Buenos Aires e termina aqui com seus 3079 km, dos quais percorremos quase na sua totalidade.
Gostaria aqui de homenagear um pessoa que apesar de estar longe, viaja conosco de alguma forma e escreveu esta poesia que demonstra claramente o que sentimos e como existe um ligação muito grande nos sentimentos.

Ushuaia, fim do mundo

Aqueles dias marcaram minha vida,
Construíram minha historia e somaram às realizações.
Aquelas estradas guardam um pouco de mim,
E naquelas curvas escondi as lágrimas que teimaram em cair.
Deixei para trás as pedras do caminho,
E levei junto as bonitas recordações.

Lá no fim do mundo, na terra do fogo, eu senti frio,
Porque nada se compara ao calor do lar.
O sopro daqueles ventos eu respirei,
Pois vieram trazer inspiração para novos sonhos.
Os dias passaram, os quilômetros aumentaram e chegou a hora de voltar.
Eu sabia que cada trecho percorrido me levava para mais perto de casa.

Acelerado? Só o coração, porque tem alguém a me esperar.
E ao meu lado? Meu amigo e minha moto a me acompanhar.
E no coração viajante apaixonado?
Aquele grande amor – agora descompassado.

Juliana C. Garbinato

9° dia de viagem - Em USHUAIA!!!!!

Hoje, 03/01/2012, acordamos um pouco tarde, pois estávamos bem cansados e já era quase 10 horas. Por pouco não perdemos o café da manhã, desayuno. Logo depois saímos para deixar as motos em dia. Fomos à um “lubicentro” como chamam aqui, pra trocar filtro e óleo das motocas. É um dos poucos na cidade e visitado por muitos brasileiros para esse serviço. Encontramos dois camaradas de Curitiba que vieram com duas custons. Conhecemos o gerente da loja que nos atendeu muito bem, o Ruan, (foto). Eu acabei fazendo todo o serviço pois tinhamos as ferramentas e tudo mais necessário, só utilizamos o espaço. Pagamos 108 pesos para as duas motos, o normal seria esse valor para cada uma, o que daria em reais uns 44 reais aproximadamente.
Terminado o serviço, fomos conhecer a rua San Martin, onde existem vários restaurantes e lojas. Almoçamos num restaurante com biffê livre e churrasco, cordeiro e vacuno, como dizem aqui. Muito boa comida, o que mais se aproximou da comida do Brasil e tinha até arroz! Quando começamos a comer, eis que aparece o Ruan da loja de óleo. Sentou-se a nossa mesa e almoçamos juntos. O Ruan também gosta de moto e possui uma Kawasaki 650 trail, moto que seria bem aceita no Brasil e concorreria facilmente com a XT660 e a BMW 650. Batemos um papo muito legal e nos deu muitas dicas. Saindo do almoço fomos caminhar e comprar algumas coisas. Os preços aqui não são muito atrativos. Alguns eletrônicos são até mais caros que no Brasil. Bebidas até tem um preço bom, compramos uma garafa de Amarulla, da maior, por 69 pesos, menos que 35 reais. Nos falaram que em Punta Arenas é bem mais barato, chega a ser metade do preço. Deixaremos pra ver lá.
Depois de bater perna no centro, resolvermos visitar o parque nacional, ontem está o final da ruta 3 e a famosa placa onde todos tiram foto. Pagamos 60 pesos cada um para entrar no parque. Belas paisagens e lagos. Voltando do parque, fomos bater foto naquela placa que foi colocada no primeiro post deste blog, aquela do fim do mundo. Para reforçar nosso patriotismo, batemos a foto com a bandeira do Brasil.
Por hoje é só e amanhã decidimos nosso destino, acho que vamos visitar a geleira.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

10° dia de viagem - Em USHUAIA!!!!!

Hoje foi dia de passeio no Ushuaia, subimos a montanha para ver o Glaciar Martial, muito bonito. Fizemos uma parte de teleférico e depois subimos um pedaço caminhando, fomos até onde deu, mas a trilha continua morro acima e pode levar até 2h de caminhada para ver a geleira mais de perto onde no inverno funciona uma estação de ski. Nesse local muito bonito tem um ventinho frio que faz imaginar como é esse lugar no inverno!!! Depois voltamos, fomos almoçar e dar outro banho nas motos, no hotel mesmo, pois ontem quando estivemos no parque da terra do fogo, pegamos estrada de terra e com a chuvinha que cai aqui todo o dia, a chamada Chuva Patagônica, bem fraca mas bem fria, fez com que a poeira que pegamos virasse um barro que ficou incrustado em toda a moto. Voltamos pra fazer mais um passeio no centro e comer algo. A parte da tarde o vento estava muito forte, 9 graus, mas a sensação térmica estava em uns 4. Amanhã vamos sair cedo rumando para Punta Arenas onde devemos pegar uns 150km de rípio e de vento, dos 400 que precisamos percorrer, passar 2 aduanas, temos que estar até as 18h em  Porvenir /CHI, para pegar a balsa que sai as 19h para atravessar o Estreito novamente, e esse trecho deve durar em torno de 3 h e meia.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

11° dia de viagem - Ushuaia a Punta Arenas-CHI

Hoje acordamos cedo novamente para seguir rumo a Punta Arenas, vamos ficar um dia lá para ver se tem alguma coisa que valha a pena comprar na zona franca. Já cedo tivemos um contratempo: a DL650 (Carlos) estava sem bateria, nadinha, ficou algo ligado durante a noite, provavelmente a luz de estacionamento, mas nada que não pudesse ser resolvido com uma carga na bateria e tranco. Problema resolvido, seguimos viagem pela bela paisagem do Ushuaia e com um friozinho de uns 7 graus. Logo a Chuva Patagônica nos pegou, não estava forte mas muito gelada. A temperatura caiu para 5 graus e com a aquela chuva gelada e o vento que nunca vai embora, a sensação térmica ficou em uns -10, muito frio!!! Chegamos em Rio Grande para abastecer e fomos tomar café bem quente e comer algo. A chuva resolveu aumentar um pouco, mas fazer o que, colocamos mais roupa e seguimos. Chegamos nas aduanas, na Argentina tudo calmo, já na Chilena tinha fila e demoramos 1h para fazer os trâmites. Voltamos para o rípio e seguimos em direção a Porvenir onde íamos pegar barca para Punta que saia as 19h e tínhamos que chegar lá as 18h. No caminho encontramos algumas pessoas fazendo caminhada a pé e de bike, gente que faz o trajeto e vai até o Ushuaia, dormindo em barraca etc. Com esse frio deve ser bem legal hehe. O rípio estava muito, bom dava para andar bem, só tinha que se manter no trilho. Quando tive que parar fora dele para arrumar a mala de tanque que por causa de uma rajada de vento fez com que ela saísse do lugar, a moto atolou, era muito fofo, quase um areão, tentei sair acelerando devagar mas ela atolava mais, o jeito foi desatolar empurrando os dois para sair. Tudo resolvido seguimos viagem, até que em uns pedaços de 100 metros começaram a cair umas pedrinhas brancas, era granizo!!! Mas foi só nesse pedaço e já parou, muito loco isso. Tomamos a estrada que vai pela costa, um visual muito bonito do mar, essa estrada merecia estar asfaltada. Finalmente chegamos a Porvenir, como de costume, cidade meio deserta. Achamos um restaurante e fomos comer algo, depois seguimos para o local onde saía a balsa. Chegamos lá conhecemos um americano de Nevada que viajava como uma BMW  e logo depois chegou um japonês que viajava com mais 2 amigos, estavam viajando há uns 60 dias ficando em camping etc, e o japa tinha vindo de Tokio de moto!! Uma figura, muito engraçado. Tomamos a balsa e enfrentemos 2h e 30min de viagem até Punta Arenas.  A viagem foi tranqüila não balançou tanto quanto a gente achou que ia, mas as motos estavam bem amarradas pois o pouco que balançou seria o suficiente para derrubá-las. Chegamos em Punta passada 22h e fomos para o hotel jantamos e fomos descansar para poder fazer umas compras no outro dia.

12° dia de viagem - Em Punta Arenas-CHI

Punta Arenas é uma cidade muito visitada, também, por estrangeiros e principalmente europeus. Talvez por ficar entre Puerto Natales, onde tem o parque das torres Del Pine e é passagem para El Calafate na Argentina, capital do los graciales. Hoje em Punta Arenas foi dia de compras. Fomos conhecer a famosa zona franca que existe aqui. Tem de tudo, de carros, eletrônicos a roupas. De modo geral os preços não são atrativos. Pude comparar mais produtos eletrônicos como câmeras e notes. Fomos ver pneus pra motos também e achamos o traseiro da DL da marca Maxis por 360 reais, preço bem parecido com o do Brasil, desta marca. Outras marcas no hay. Compramos umas cositas, voltamos para o hotel, saímos para jantar num restaurante muito freqüentado por gente do mundo todo aqui, La Luna, indicado pela senhora do hotel. Neste restaurante existem cartões e dinheiro de vários lugares colados nas parede. Deixamos inclusive um adesivo nosso lá, marcando presença. Depois voltamos para o hotel e nos preparamos para seguir amanhã para El Calafate.

13° dia de viagem - Punta Arenas a El Calafate-ARG

Saímos logo após o café, completamos os tanques e recalibramos os pneus. A viagem foi tranqüila de modo geral, apenas demoramos uma hora e meia nas duas aduanas, paramos em Rio Turbio, já na Argentina para abastecer e comer algo. Detalhe, a rota indicada pelo projeto mapear 9.5 está errada, para a passagem do Chile para a Argentina. Não é a primeira entrada e sim a segunda, mas fomos alertados pela polícia. Alerta para combustível, pois a DL1000 devido ao consumo que aumenta muito pra cá, média de 11 a 13, chega em Rio Turbio quase na seca. É aconselhável trazer reserva e para não arriscar, usei a minha, mas no abastecimento total com a reserva deu 21 litros, acho que chegava. Depois do lanche seguimos para El Calafate e pegamos uns 50 km de rípio onde metade estava bem ruim, com pedras cravadas no chão que faziam a suspensão das motos trabalharem bastante. Passaram mais de 10 motos por nós, BMWs e até uma DL1000. Uns 50 km antes de chegar em El Calafate, o visual é incrível, picos e geleiras de tirar o fôlego e uma lagoa com água bem azul. Coisa de cinema. Chegamos na cidade e fomos logo buscar hotel e agendar o passeio de barco com o track na geleira. Devidamente hospedados, saímos para comer, fazer câmbio e abastecer as motos. Detalhe: aqui só tem dois postos de gasolina e abastecemos no YPF com espera de uma hora. Coisa de mi Argentina querida. Amanhã tem mais com o tracking no gelo.
OBS: Pessoal, às vezes demoramos a postar não é porque aconteceu algo, como algumas pessoas podem pensar, e sim porque às vezes temos coisas para organizar ou estamos muito cansados. Fiquem tranquilos pois qualquer coisa que acontecer não deixaremos de informar nossos amigos e parentes e assim podermos contar com a ajuda de todos.
PS: Descobrimos que o David (Lamarca) possui negócios aqui em El Calafate... Segue a foto. rss

domingo, 8 de janeiro de 2012

14° dia de viagem - El Calafate-ARG

Hoje fomos fazer o famoso passeio pelo glaciar Perito Moreno. Este dia foi um dos mais interessantes da viagem. O deslocamento até o local é de 80 km. Saímos umas 11:00. Chegamos lá e deu tempo de fazer um lanche e irmos para o embarque, pois a gente faz um pequeno deslocamento de barco, passando bem próximo a geleira, escutando os estrondos e vendo as placas de gelo caírem. Simplesmente fantástico.  Aportamos e fizemos uma pequena caminhada por um lindo bosque até chegar na geleira, onde colocamos os grampos nos sapatos para poder caminhar sobre o gelo. Muitas paradas para explicações do guia e fotos. No final fomos brindados com uma bebida gelada com o gelo do glaciar.
Depois, quando voltamos, fomos comer uma pizza e voltamos para o hotel  para fazer o post e arrumar as coisas.
Amanhã entramos em modo regresso (I will be back to home). Decidimos mudar nosso roteiro por alguns motivos. Primeiro que não estamos muito afim de fazer mais rípio pois já rodamos quase 400 km nesse tipo de estrada. Outra é que Bariloche ainda está com problemas de cinzas e possivelmente passaremos por lá, juntamente por San Martin de Los Andes,  quando fizermos o passeio pelo sul do Chile. Desta forma, voltaremos para a ruta 3 por Rio Gallegos e decidimos passar por Buenos Aires e fazer a travessia para o Uruguai pelo famoso Buquebus. Provavelmente sairemos por Jaguarão e daí é um tiro só até Floripa. É isso ai. Daqui pra frente as postagens deverão ser curtas mais a título de informação geral. Lugares que foram demais: Puerto Madryn, Puerto Deseado, Ushuaia, Punta Arenas e El Calafate.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

15° dia de viagem - El Calafate a Comodoro Rivadávia

Hoje andamos forte, velocidades constantes e paradas mais rápidas. Saímos de El Calafate para Comodoro Rivadávia, rodando aproximadamente 1070 km. Conhecemos também a fúria dos ventos da Patagônia, que insistiam em não deixar a gente sair de lá. Ora tentando arrancar os capacetes de nossas cabeças, ora tentando jogar a moto para o acostamento de brita onde uma queda seria quase inevitável. Toda vez que um caminhão passava no sentido contrário, era como se estivéssemos tentando furar uma onda, que nos chacoalhava pra todo lado. Nós pensamos que já tinhamos pego vento forte. Nesta hora que o condicionamento físico fez sua parte, pois ficávamos o tempo todo tensionados para deixar a moto no rumo certo. Agora podemos fazer as perguntas e respondê-las positivamente: Você já andou de moto na Ruta 3 e foi chicoteado pelos ventos da Patagônia? Você já cruzou de moto os rípios da Terra do Fogo? Você já andou de moto no rípio da Ruta 40? Nós podemos reponder sim para todas e estamos realizados por tudo isso e de quebra ainda conhecemos lugares belíssimos que ficarão na sua totalidade guardados em nossas mentes e em parte nas fotos e vídeos que fizemos. Viajar de moto é conhecer cada palmo da paisagem e como diz um amigo meu, o Zezinho,  "fazer parte da paisagem". Juntamente posto fotos do amanhecer em El Calafate, da sacada do hotel; da estátua de um trabalhador petroleiro em Caleta Olivia e do litoral em Comodoro Rivadávia. Amanhã continuaremos rumo ao Brasil, mas não definimos a cidade ainda. Vamos dormir pois voltamos da janta e estamos bem cansados.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

16° dia de viagem - Comodoro Rivadávia a Rio Colorado

Hoje demoramos um pouco pra sair. Pegamos algumas filas nos postos para abastecer e acabamos não cumprindo o previsto. Queríamos chegar em Santa Rosa mas faltaram 270 km. Fica para amanhã. Pegamos mais um pouco de vento e agora com bastante poeira suspensa. Aos poucos o vento foi perdendo força, mas incomodou um pouco. No mais, ficamos no mesmo hotel da ida, o Ancona. Vamos tomar um banho, sair para comer algo e dormir. Amanhã estaremos no Uruguai. Coloquei o spot em cima do baú e parece que funcionou melhor. Acho que na mala de tanque ele não atualizava direito e pode ser influência dos ímãs. A previsão é chegarmos na sexta a tarde.
Abraços a todos. ( Hoje sem fotos )

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

17° dia de viagem - Rio Colorado a Colon

Este trecho foi tranquilo. Saímos umas umas 6:30, horário daqui e fomos direto a Santa Rosa. Acabei ficando sem pesos e tivemos que ir no HSBC no centro da cidade sacar no caixa eletrônico. Perdemos uns 40 minutos. Seguimos então para Colón. Mais uma vez fomos parados no início da ruta 12, que na sequência vira a 14, em Entrerios. O policial só pediu os documentos e inclusive a carta verde. Brinquei com, policial Matto (estava escrito assim na camisa):
Renato: Como anda a policia de Entrerios?
Matto: Anda bem, por quê?
Renato: É muito conhecida de nós Brasileiros.
Matto: É mesmo? Por quê?
Renato: Por ser uma polícia muito rígida, entendes?
Ele deu uma risadinha e percebi que ele tinha sacado. Ai comentei que ficamos sabendo que tem policiais novos trabalhando ali e que estava melhor. Que os antigos ficavam querendo cobrar multas e coisa e tal... Ele deu uma balançada na cabeça e outra risadinha. Acho que era um dos honestos. Conferiu a documentação e nos liberou.
Antes de pegar a ruta 12, passamos por uns 3 postos que estavam sem gasolina. Isso aqui é comum. Outra coisa são as filas. Normalmente só tem um ou dois atendentes no posto. Isso acaba gerando demora e filas.
Na Província de Los Pampas, passamos por vários campos de girassóis e fui obrigado a parar e bater uma foto para compartilhar com vocês. Em uma das fotos observem um poeirão que levantou quando estávamos no posto.
Ficamos aqui em Colón em La Posada de Colón (www.laposadadecolon.com.ar) e gostaríamos de agradecer ao casal, a Dona Kati e seu esposo pelo excelente atendimento que nos deram, inclusive providenciando uma janta pra gente pois estava chovendo e não iriamos sair com as motos. Fica aqui a dica nesta cidade que é um balneário para os argentinos. Cidade muito agitada, gente bonita e muitas lojas e restaurantes. Tivemos dificuldade de encontrar lugar pra ficar, nesta época. Acho que o destino nos trouxe nessa pousada. (segue a foto do casal)
É isso. Amanhã paramos algumas horas em Rivera para umas compritas e seguimos para o nosso Brasil. Até.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

18° e 19° Colon - Rivera - Florianópolis

ESTAMOS EM CASA!!!!!!!!

Amigos, antecipadamente queremos agradecer a compania de todos. Foi muito importante pra nós. Fizemos o trecho planejado e chegamos em Floripa por volta de 14:00 da tarde. Pegamos chuva entre Rivera e POA e acabamos ficando em um hotel à uns 100 km de POA. Seguimos viagem dia hoje pela manhã e hoje pegamos mais um pouco de chuva. Ao entramos em SC a chuva parou e o bom tempo nos recebeu. Total percorrido na viagem, pelo GPS, 10832 km. Depois peço ao Carlos que faça um complemento na postagem ou um outra se for o caso. Estamos realizados pela viagem. Ficamos tristes pelo ocorrido com o Luiz e o Nico, mas o importante é que eles estão bem. O restante a gente arruma, troca, pinta, etc...
Terminamos essa já pensando na próxima.