Raid Uruguai 2012

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Uruguai é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. É a casa de cerca de 3,3 milhões de pessoas, dos quais 1,8 milhões vivem na capital, Montevidéu e sua área metropolitana. De acordo com uma estimativa, entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente de europeus ou mista. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.
A Colonia del Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos portugueses em janeiro de 1680. Em 1777, com o tratado de Santo Ildefonso, a colônia tornou-se possessão espanhola. Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. ( Wikipédia )

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ontem, Domingo dia 28/05, fizemos nossa última reúnião antes da viagem. Marcamos o ponto de saída e a hora para o dia 07/06. Devemos ir até Rio Grande, RS, pela RS-101 que vai margeando a Lagoa dos patos e o mar, ou se possivel até a fronteira, Chui, dependendo do tempo de viagem. Iremos na boa e sem stress. Quero agradecer ao Nilo, que nos proporcionou um belo assado de tainha e anchova, em sua casa no Ribeirão. Por sinal, lugar de exelente qualidade, a beira do mar e com vista para o Cambirela. Quero dizer ainda que me sinto agraciado por estar na compania deste pessoal que possui muita experiência não só de viagens mas de vida. Como diz o Bigode, vamo que vamo, Uruguai nos espera.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Partida

Quinta estaremos zarpando rumo sul, Uruguai. Dos que estavam propensos a embarcar nesta viagem, sobraram 4:
Bigode ( Joel ) - F 800 GS ( BMW )
Nico                - DL650 VStrom ( Suzuki )
Nilo                 - Varadeiro 1000 ( Honda )
Renato             - DL1000 VStrom ( Suzuki )

quinta-feira, 7 de junho de 2012

1 dia - Floripa a Rio Grande - RS

Saimos no horário marcado, as 6:30. Pegamos temperaturas que variaram entre 7 e 12 graus. Um pouco de trânsito próximo ao trevo de Laguna por conta de um acidente, mas foi tranquilo. Chegamos em São José do Norte as 15:45 e pegamos a balsa das 16:00 para Rio Grande. Rodamos um pouco para achar vaga em hotel por conta de um evento off road de troller que está ocorrendo aqui na região. Vários trollers entre outros, passaram conosco na balsa. Anexo ai algumas fotos da viagem. Amanhã devemos chegar em Punta ou Piriápolis, que fica ao lado. Estamos planejando o dia seguinte na noite anterior, bebendo um vinho ou um chopp. É isso ai, tudo tranquilo com todos e com as motos.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

2 dia - Rio Grande - RS a Punta Del Leste

Hoje a temperatura estava mais baixa. Ficou entra 1 e 12 graus. Saímos umas 8 horas de Rio Grande. O dia estava esplêndido, sem uma nuvem no céu. Do lado esquerdo o sol e do direito a lua. Passamos pela reserva do Taim, onde observamos uma variedade grande de animais e aves, além de pastos com grandes rebanhos. A aduana foi tranquila e nos pediram inclusive a carta verde. Compramos algumas coisas na fronteira, inclusive uns vinhos para bebermos a noite. Seguimos rumo a Punta e logo fizemos uma parada na Fortaleza Santa Tereza, lugar histórico da região. Parada para almoço onde servem um dos melhores entrecorts da região. Logo seguimos para punta, onde chegamos em torno das 16:30. Como é baixa temporada em Punta, muitos dos hotéis estão fechados ou em reforma. Ficamos no hotel Aqua, bom custo benefício. Após o jantar, mais um vinho no hotel e chega a hora do descanso. Amanhã almoçaremos em Montevideo, Capital Federal, e chegaremos em Colônia do Sacramento.

Abraços a todos que estão nos acompanhando e seguimos com a proteção do nosso bom Deus.

3 dia - Punta Del Leste - Montevideo - Colônia

Hoje é o dia mais interessante da viagem. Acordamos logo cedo, arrumamos a bagagem e fomos dar uma volta pela orla de Punta, onde tiramos foto na famosa Mão de Deus, que fica enterrada nas areias da praia. A temperatura neste trecho variou de 3 a 17 graus. Punta com seus prédios imponentes e suas ruas limpíssimas, demonstra como este lugar é de altíssimo padrão. Muitos brasileiros visitando estes lados nesta època, talvez pelo feriadão.
Seguimos para Montevideo onde almoçamos no conhecido Mercado Público e caminhamos por algumas praças no centrão da cidade. Arquitetura antiga e muito histórica.
Seguimos para colônia e logo nos hospedamos em uma pousada para aproveitar o resto do dia e fazer um tour pela cidade com um carrinho alugado, para 4 pessoas. É tipo um quadricíclo melhorado. Existe uns elétrico e outro a combustão. Compramos alguns frios, queijos e salames e fomos para o hotel tomar umas garrafas do melhor vinho Uruguaio, feito com a uva thana, típica desta região. Amanhã decidiremos o próximo passo.

domingo, 10 de junho de 2012

4 dia - Colônia URY - Buenos Aires ARG

Viagem boa é assim, vamos decidindo na hora aonde vamos, sem se preocupar muito. Tinhamos combinado de ir até Mercedes pra depois visitar o museu industrial em Fray Bentos, mas paramos pra abastecer e resolvemos dar um pulo em Buenos Aires, em homenagem ao nosso amigo Henrique que passou tão rápido pela Capital Federal que mal deu tempo pra colocar o pé no chão quando a sinaleira fechou. A viagem foi tranquila e apesar de pegarmos um pedaco da ruta 14, nao fomos incomodados pela Policia de Entre rios. Chegamos em BA e ficamos no hotel Esmeralda. Fomos na Ricoleta jantar e amanha vamos fazer mais alguns passeios pela Cidade, que tem muitos atrativos. Inclusive a ideia e visitar lojas com produtos para motos tambem.A principio saimos terca daqui em direcao a colon ou rivera direto, para mais umas compras. Amanha tem mais.

5 dia - Buenos Aires ARG

Hoje foi um dia para visitar alguns dos lugares interessantes em BA, como a Rua Floria e a Ricoleta, além de outros. BA vale sempre voltar porque cada visita é diferente da outra. Amanhã seguimos para Fray Bentos, visitar o museu da revolução Industrial e logo depois deguiremos para Tacuarimbó e Riveira.

terça-feira, 12 de junho de 2012

6 dia - Buenos Aires - Fray Bentos - Passo de los toross

Saimos umas 9 hrs de Buenos Aires já com trânsito bem pesado. Depois de umas duas erradas do Nilo, conseguimos apontar rumo á ruta 12. Fomos parados duas vezes pela policia de Entre Rios, mas só pediram a documentação e foi tranquilo. Chegamos perto das 12 em Fray Bentos e fomos logo almoçar. Visitamos então o museu da revolução industrial, que inicialmente serviu como frigorífico para atender os Alemães na primeira guerra mundial. Local recheado de histórias. Vale muito conhecer cada detalhe. Saímos de lá já tinha passado das 14hs. Por indicação do dono do restarante, acabamos fazendo um caminho mais longo e não conseguimos chegar em Tacuarimbó e assim ficamos em Passo de los Toros. Cidade pequena mas com boa estrutura. Amanhã rumamos para Rivera, onde faremos umas comprinhas e pernoitaremos. Na quinta todos os caminhos levam a Floripa.

7 e 8 dias - Passo de los Toros Rivera - Brasil

Saimos de Passo de Los Toros com o céu bem nublado. Até ameaçou uma chuva mas ficou apenas nos poucos pingos. A ruta 5 está um verdadeiro tapete. Asfalto novíssimo e muito bem sinalizado. Rodamos mais uns 140km até Tacuarimbó, abastecemos e rumamos para Rivera. Chegamos logo depois das 11hs, fizemos os trâmites, colocamos as motos num estacionamento e fomos para as "compritas", pois as lojas fecham as 12 e abrem somente as 14.
Depois das compras, como eu já vinha com esta intenção, decidi me separar do grupo por uma boa causa: Visitar algumas queridos amigos que considero minha segunda família, O Vô Canabarro, a Vó Emíla e os Tios(a) Romano e Joce. Quando casamos, na realidade, não "criamos" uma nova família, mas sim, aumentamos a que já temos.
Segui viagem pelo interior do RS, passando por Santa Maria, Ijuí e então cheguei em Miraguaí, após rodar mais 560 km. Fui recebido com um belo por do sol e agradeço a recepção do Romano e da Joce pelo delicioso jantar que me proporcionaram.
No dia seguinte, me despedi dos tios e fui tomar um café com o Vô e a Vó. Exemplo de vida e de saúde já na faixa dos 80 anos e com quase 60 anos de casados. Eu estava com muita saudades deles e de todos.
Logo depois do café, segui viagem para Blumenau, visitar a Sogra e o Sogro, que também comsidero como sendo da minha família. Rodei uns 660 km com apenas duas paradas para abastecimento e comer algo. Saí as 9 hrs e cheguei as 16:30. Amanhã passo em Gaspar, visito a Vô Julia e sigo pra casa onde devo chegar até as 12 hs, finalizando assim esta bela viagem.
Bom, os outros companheiros de viagem, Nico, Nilo e Bigode, seguiram viagem pelo litoral até POA, pernoitando por lá e no dia seguinte, partiram para Floripa, chegando perto das 17 hs. Assim que cheguei em Blumenau, liguei para o Nico que me comentou que chegaram todos bem.
Quero em especial, agradecer aos comentários e a todos que acompanharam esta viagem. Agradeço também a compania destes parceiros, Nilo, Nico e Bigode. A perceria foi exelente. Brincamos, muitas risadas, tomamos bons vinhos e degustamos juntos a bela gastronomia que esta viagem proporcionou. Outras virão com certeza e até a próxima...